3º Simpósio pós-Caxambu: manutenção dos parasitas dentro de seus hospedeiros

Na última sexta-feira (9), aconteceu o 3º Simpósio pós-Caxambu. O tema do simpósio foi “Implicações dos mecanismos de sobrevivência e morte nas interações de protistas patogênicos com seus hospedeiros”.


Foram realizadas cinco palestras com os seguintes temas: “Revelando alvos de drogas em Cryptosporidium por abordagens moleculares e celulares” por Boris Striepen da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos; “Nadar como se o seu ciclo de vida dependesse disso: Investigando quimiotaxia e navegação em Leishmania” por Pegine Walrad da Universidade de York no Reino Unido; “Biossíntese de esfingolípidos nos protozoários apicomplexa: enzimas divergentes chave na relação patógeno-hospedeiro” por Paul Denny da Universidade de Durham no Reino Unido; “Genômica Funcional de Interações Anopheles-Plasmodium-microbiota” por Jayme Augusto de Souza Neto da Universidade Estadual Paulista - UNESP e “Replication Protein A de tripanossomatídeos: uma nova perspectiva para um complexo bem conhecido” por Raphael Souza Pavani do Instituto Butantan.


O evento reuniu pesquisadores e alunos para debater sobre as recentes descobertas na área de protozoologia. Para o pesquisador Boris, o simpósio permite a troca de conhecimento entre os colegas. “Esse tipo de evento é importante para conhecer meus colegas do Brasil, compreender seus trabalhos, conhecer mentes brilhantes e recrutar novos alunos para o meu time. Além de entender o que as outras pessoas estão fazendo em outros lugares do mundo. Essa é uma parte incrível da minha profissão, conhecer pessoas ao redor do mundo, e desta forma, aprender mais. Não só sobre ciência, mas também sobre cultura e comportamento”.


Para o cientista Paul, o simpósio permite apresentar novos estudos ao redor do mundo para ajudar a aperfeiçoar os trabalhos por toda a comunidade cientifica. “O debate é muito importante para mostrar o impacto que a universidade têm na sociedade. Temos sempre que tentar mostrar o que estamos fazendo”, finalizou Paul.


O evento está na sua terceira edição e foi idealizado e organizado pelos pesquisadores Dr. Ariel Mariano Silber, Dra. Maria Carolina Elias e o Dr. Mauro Cortez



0 visualização
Siga nossas redes Socias

© 2018 by ParasitasConectados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco