A dinâmica de replicação do Trypanosoma cruzi por análise de molécula única

Atualizado: 31 de Out de 2018


A doença de chagas causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, é uma das 20 enfermidades conhecidas como doenças negligenciadas que ainda atinge milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente as que vivem em países tropicais.


Este parasita apresenta formas distintas, capazes ou não de replicar o material genético (DNA), tanto no vetor (barbeiro) quanto no hospedeiro humano. Ao contrário de outros eucariotos, pouco se sabe sobre o processo de replicação do DNA em protozoários parasitas que apareceram no início da evolução. “Neste trabalho nós avaliamos a dinâmica da replicação nestes parasitas através de uma técnica de análise de moléculas únicas de DNA (DNA combing). Estas moléculas são esticadas em lâminas e analisadas com o uso de microscópio”, explicou a pós-doutoranda Christiane Araújo do LECC – Laboratório Especial de Ciclo Celular do Instituto Butantan.


Neste artigo, os pesquisadores calcularam a velocidade da replicação nestes protozoários. Esse tipo de análise pode gerar informações adicionais sobre o perfil de replicação de um determinado organismo e como o mesmo lida com os conflitos durante processos essenciais, como a replicação.


Para saber mais, clique no link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jeu.12676


0 visualização
Siga nossas redes Socias

© 2018 by ParasitasConectados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco