O projeto “Parasitas Conectados” nasceu da necessidade de integrar estudos entre os pesquisadores e informar a população sobre as novas descobertas da área de parasitologia.

 

Nosso grupo é formado por quatro cientistas: Dr. Ariel Mariano Silber, Dra. Julia Pinheiro Chagas da Cunha, Dr. Luiz Ricardo Orsini Tosi, Dra. Maria Carolina Elias-Sabbaga e pela jornalista Iamáris Malvestiti Pavani. 

Os pesquisadores envolvidos nesse projeto trabalham com Trypanosoma cruzi, Trypanosoma brucei e Leishmania, que são parasitas causadores da Doença de Chagas, Doença do Sono e das Leishmanioses, respectivamente. Apesar de causarem doenças muito diferentes, esses organismos apresentam algumas características em comuns e por isso, estarmos conectados nos traz ainda mais benefícios, já que a atividade cientifica consiste principalmente na troca de conhecimento.

Além dessa troca, é muito importante que a população tenha o conhecimento sobre nossos estudos e descobertas. Desta maneira, todos podem se informar de forma segura e consistente.  Nosso trabalho tem como objetivo compreender esses organismos, para que assim possam ser elaborados medicamentos mais eficientes e seguros, visando a qualidade de vida das pessoas infectadas por esses protozoários.

Como é o estudo científico de um organismo?

O estudo científico da biologia de um organismo consiste em analisar uma série de processos que são centrais à vida:

 

  1. como um organismo se duplica;

  2. como as células filhas herdam algumas das características das células parentais e como adquirem outras que não estão presentes ou não são evidentes nas células parentais;

  3. como sobrevivem em diferentes ambientes;

  4. como os organismos se auto-reparam;

  5. como se alimentam, e como obtem nutrientes para produzir energia biológicamente últil para a sua manutenção, movimentação e replicação;

  6. como e por quê morrem.

 

 

Quer fazer parte do projeto? Precisa de mais informações?

Entre em contato: parasitasconectados@gmail.com

Siga nossas redes Socias

© 2018 by ParasitasConectados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco